Regulamento do concurso, para o Prémio Literário Germano Silva, Rotary Club de Penafiel.

PRÉMIO LITERÁRIO GERMANO SILVA, ROTARY CLUB de PENAFIEL

 

O Prémio Literário Germano Silva-Rotary Club de Penafiel é instituído pelo Rotary Club de Penafiel, e visa distinguir uma obra inédita de ficção (romance, conto, novela) com o objetivo de promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a sua interculturalidade, incentivando a Criação Literária como veiculo de comunicação e liberdade de expressão ao serviço de um povo, o gosto pela Leitura e pela Escrita e, simultaneamente, homenagear o historiador, jornalista e escritor GERMANO SILVA.

O prémio é organizado em colaboração com a Organização da Escritaria.

O Regulamento desta primeira edição do Prémio Literário Germano Silva-Rotary Club de Penafiel, está disponível para todos os interessados nos respectivos sites oficiais:

facebook.com/rotaryclubpenafiel  e  www.novembro.pt

 

SOBRE O PRÉMIO

O historiador e jornalista Germano Silva nasceu em 1931, num período conturbado entre duas grandes guerras, numa pequena aldeia de Penafiel, mas “quase por acidente”, porque a vida dos seus pais girava, permanentemente, entre S. Martinho de Recezinhos e a cidade do Porto. Cresceu num ambiente marcado pela segunda guerra mundial e por algumas dificuldades financeiras. Passou por vários empregos antes do jornalismo, mas foi no mundo da imprensa que descobriu os caminhos mais recônditos e apaixonantes do Porto, cidade a que profundamente se dedicou.

O seu jeito carinhoso e de contador de estórias “toca” a todos aqueles que se atravessam no seu caminho. Da cultura ao desporto, do universo político ao mundo académico, Germano Silva é alguém que granjeia simpatia e admiração pelo seu legado. É uma pessoa das letras e da cultura. Autodidata, Doutor “HONORIS CAUSA” pela Universidade do Porto, reconhecido pela Câmara Municipal de Penafiel e do Porto.

Penafidelense de origem, personalidade singular e com um percurso de vida esforçado, multifacetado, impulsionado pela curiosidade nata de quem quer conhecer mais, de quem, pelas palavras, busca o real sentido das historias que fazem a própria história, tornou-se, de forma natural, numa referência e exemplo a seguir para as gerações mais novas.

Os valores rotários do Companheirismo, Ética, Integridade e Diversidade estão bem presentes na obra de Germano Silva, tendo provocado de forma natural esta simbiose e esta conjugação de vontades para a criação do Prémio Literário Germano Silva-Rotary Club de Penafiel.

 

 

REGULAMENTO DO PRÉMIO LITERÁRIO

GERMANO SILVA – ROTARY CLUB DE PENAFIEL

 

Promovido e coordenado pelo Rotary Club de Penafiel, o prémio literário Germano Silva-Rotary Club de Penafiel,  a atribuir anualmente, rege-se pelo seguinte regulamento:

 

Artigo 1.º

FINALIDADE

1. O presente regulamento tem por objeto a definição das normas para a atribuição do Prémio Literário Germano Silva-Rotary Club de Penafiel.

2. O Prémio Literário Germano Silva-Rotary Club de Penafiel tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, promovendo, defendendo e valorizando a Língua Portuguesa. Destina-se também à promoção da criação literária, em especial homenagem ao historiador e jornalista penafidelense Germano Silva, sob a Curadoria de Avelina Ferraz, CEO Founder do Grupo de Comunicação Novembro e Promotora Cultural da Lusofonia.

 

Artigo 2.º

MODALIDADE E TEMÁTICA

São aceites a concurso obras de ficção, nomeadamente ROMANCE, CONTO E NOVELA.

 

Artigo 3.º

PARTICIPANTES

1. Podem participar autores de nacionalidade Portuguesa, entre os 18 e os 35 anos.

2. Cada participante poderá apresentar uma única obra a concurso.

3. Ficam excluídos de participar os elementos que integram o júri e os membros dos corpos sociais do Rotary Club de Penafiel, bem como as pessoas e entidades envolvidas na organização do PRÉMIO.

Artigo 4.º

FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS

1. As obras apresentadas devem ser originais e escritas em língua portuguesa, em páginas de formato A4, numeradas, com dimensão de margens standard (3 cm superior e inferior;2,5 cm esquerda e direita), no tipo de letra Arial, tamanho 11, espaço e meio entre linhas.

2. Os autores devem enviar uma declaração atestando que a obra que apresentam não foi algum dia publicada sob qualquer forma (livro, jornal, revista, internet, etc.).

3. As obras apresentadas devem ter título e devem ser assinadas com pseudónimo.

4. As obras deverão ser enviadas via email e no assunto deverá constar a referência “Prémio Literário Germano Silva – Rotary Club de Penafiel”.

5. No email deverá constar a identificação do autor, morada completa, data de nascimento, número de identificação (cartão de cidadão ou equivalente), telefone/telemóvel e correio eletrónico.

6. De cada obra a concurso e selecionada, deverão ser entregues três exemplares devidamente encadernados.

7. As obras devem ser enviadas por email para secretariado@novembro.pt

Artigo 5.º

DO JÚRI

O júri é constituído por quatro (4) elementos, a saber:

-         Um elemento do Rotary Club de Penafiel (em 2017-2018, José Manuel Vaz Fragoso);

-         Adelaide Galhardo, Directora da Biblioteca Municipal de Penafiel;

-         Alberto Santos, escritor, designado pela Câmara Municipal de Penafiel;

-         Luís Osório, Jornalista;

Artigo 6.º

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Constituem critérios de avaliação das obras a concurso:

a) Originalidade das temáticas desenvolvidas;

b) Domínio da língua portuguesa e correção gramatical;

c) Coerência literária da narrativa;

d) Vivacidade da trama;

e) Capacidade para despertar e cativar o interesse dos leitores.

 

Artigo 7.º

PRAZOS, PRÉMIO E DATAS

1.Prazos:

a) Entrega dos originais até dia 31 de Março de 2018;

b) Deliberação do Júri até dia 30 de Junho de 2018;

c) Divulgação dos resultados até 31 de Julho de 2018 em data a anunciar;

d)  O concorrente premiado terá  a sua obra editada e lançada durante o evento Escritaria 2018.

2. Prémio: O prémio a atribuir ao vencedor será a publicação de até 500 exemplares da obra vencedora, numa editora de reconhecido mérito, constando na edição a referência ao prémio.

3. 10 % dos direitos de autor da  edição do livro serão destinados a um projecto ou instituição de cariz social a indicar pelo Rotary Club de Penafiel.

4. Qualquer edição posterior, realizada pelo autor, deve fazer menção na capa ao Prémio Literário Germano Silva – Rotary Club de Penafiel e ao ano em que foi obtido.

5. Se o júri entender, poderá atribuir até duas menções honrosas, sem haver direito a qualquer valor pecuniário, mas com entrega de Diploma de Menção Honrosa.

6. Data do Evento: Os resultados serão divulgados em Julho de 2018, em sessão pública marcada para o efeito em data a anunciar, na sede da Rotary Club de Penafiel e veiculados para a imprensa/ órgãos de comunicação social e redes sociais.

 

Artigo 8.º

DOS TRABALHOS

1. O júri poderá não atribuir o prémio e/ou as menções honrosas, se entender que as obras a concurso não possuem a qualidade exigida.

2. As decisões do júri são irrevogáveis.

3. O júri lavrará uma ata sobre o resultado do concurso, sendo a mesma assinada pelos elementos que o constituem.

4. As obras não premiadas poderão ser levantadas pelos autores até dois meses após a divulgação dos resultados. Findo esse prazo, caberá ao Rotary Club de Penafiel determinar o destino a dar às obras.

 

Artigo 9.º

SANÇÕES

A não observância do disposto no presente regulamento, poderá levar à desclassificação e subsequente exclusão do trabalho apresentado.

 

Artigo 10.º

CASOS OMISSOS

As situações e casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelo Júri do concurso.