Deus e os Filósofos

Deus e os Filósfos

Ao longo de muitos séculos, o homem tem passado todos os dias da sua vida amarrado a uma enorme inquietação “que é o de saber em que consiste o princípio da matéria que dá forma ao universo e de como é feito o pensar do mundo espiritual que o envolve”.

Os primeiros estudiosos de Filosofia, talvez por serem mais físicos do que filósofos, tinham um pensamento quase todo ele voltado para a Natureza, enquanto os aparecidos nos tempos modernos, o que têm feito é caminhar, quase todos eles, no sentido do espírito.

Apesar disso, tanto os primeiros como os mais recentes filósofos concentraram o seu pensamento no homem, sem contudo se preocuparem com o modo como ele chegou à Terra. Hoje, como num passado recente, o que o homem tem feito é seduzir a inteligência e o coração do outro, seja ele quem for. (…)

E aqui não poderíamos deixar de referir, apesar de concordarmos com as grandezas que muitos filósofos quiseram atribuir ao homem, as palavras de Terêncio, um filósofo da idade média: «Sou um homem apenas, um pobre homem que participa do quinhão comum das misérias.»

Para nós, que não somos filósofos mas vivemos e pensamos como tal, não importa se o homem caminha escudando o seu caminho nos princípios do evolucionismo ou do criacionismo, o que importa é que o homem aceite e viva, sempre, tendo como base os princípios do Direito, da Moral e do respeito pelos outros.

Lagoas da Silva

Nasceu em Febres, Cantanhede, e viveu mais de duas décadas em África. É Jornalista, Jurista e Escritor. Colabora em mais de três dezenas de jornais e revistas editados na Europa, América, África e Ásia, nos quais já publicou centenas de artigos de opinião. Como escritor, publicou vários romances:

– África, A Terra de Mil Sóis

– O Piar dos Mochos

– Os Amores de Sofia

– O Outono da Alma

– As Fronteiras do Absurdo

– Nas Sombras da Noite

– A Grande Paixão de Jesus Cristo

– A Mulher do Islamita

– Uma Nova Constituição Para Portugal

E ainda um livro de poesia:

– Pensamentos