Aqui disseca-se, através da história de Sísifo, o impacto destruidor
de uma teoria.
A vida pode sempre ser decidida por nós-mesmos, com a cabeça nas
estrelas e os pés nos chão!
Só assim não nos afastamos de O QUE SOMOS? QUEM SOMOS?
Avelina Ferraz
"E assim, o verdadeiro confronto ocorre quando o Homem não desiste de si mesmo e assume, por sua própria decisão, a possibilidade de estabelecer o derradeiro e grande combate, a situação limite que o pode levar a conhecer o sentido da vida."
Carlos Lopes
«Nada Acontece por Acaso, não é uma frase original, mas é etérea, talvez por isso Carlos Lopes tenha decidido que fosse o título deste livro.
Ou talvez porque ela encerra em si a força da vida em perspetiva, sobretudo nele, um homem audaciosamente inquieto.
Nesta narrativa existe uma certa teia que nos conduz ao encontro do interruptor de luz, para que o possamos ligar quando surgirem os quartos escuros da nossa vida.
Todos demoramos para assentar um sentido e um significado mais profundos sobre tudo o que nos aconteceu ao longo da vida, principalmente porque a natureza perfeita do Humano não gosta de perder a estrada reta da vida.
Nada Acontece por Acaso e é nas novas rotas, também, que vamos encontrar o que a vida nos pede e não o que lhe pedimos.
Carlos Lopes, na expressão maior da sua aprendizagem, encontrou uma ordem ou uma lógica nos acontecimentos, através de uma visão espiritual e filosófica.
Adepto fervoroso de Carl Jung, regressa a ele, nesta edição, de uma forma mais profunda e simbólica. Agora, mais do que nunca, as coincidências significativas entre eventos parecem estar ligadas de uma forma causal. Ou seja, têm para ele um significado profundo de aprendizagem e de ensinamento. Um propósito.
O contributo de Carlos Lopes, com este livro, é um verdadeiro guia interno, para nos analisarmos e explorarmos.»
In nota introdutória
“Contos para o Natal” é uma antologia que conta com um leque de autores tão diferentes e de estilos tão variados como os seus contos e as suas formas de abordar a temática natalícia.
Neste livro não há um paradigma típico do Natal, por isso, os textos versam sobre temas diferentes, com personagens tão distintas, que vão desde o Pai Natal e os anjos até pessoas reais… No final, fica a aprendizagem do muito que pudemos ler.
“quando se descobre que há um universo / Um espaço sem fim e sem tempo / (...) / Tudo muda. / Derretem-se as máscaras, / Os movimentos terminam, / Só nos resta parar, / Só nos resta enfrentar / quem somos, / A verdade que somos, / Aceitar a Existência.”
More info →"Quando a Alma e o Espírito /
São submetidos a um efeito /
Que resulta da colisão inesperada /
Com a massa infinita de um Arquétipo /
Que surge das profundezas do inconsciente, /
Não esqueçam, /
Oiçam bem, só posso dizer uma vez: /
NADA SERÁ COMO ANTES.
(…)"
Carlos Lopes