Este conto do maravilhoso e do encanto conduz-nos a um mundo em que todos os seres se relacionam e convivem, decidem em conjunto e festejam. Um mundo onde os homens da terra e os seres do mar, juntos, programam o baile para agradecer a chuva que caiu em abundância nas Ilhas.
Es kontu ku fantazias i maravilhas ta leba-nu pa un mundu undi tudu seris vivu ta da dretu ku kunpanheru i ta konvive, ta disidi djuntu i ta festeja. Un mundu undi omis di tera i seris di mar ta djunta pa organiza badju di gala trokadu txuba bedju ki txobe na ilhas.
Lígia Dias Fonseca
Primeira Dama da República de Cabo Verde
Não é seguramente por acaso que ‘A Sereia Mánina e seus sapatos vermelhos’ assume o formato de áudio-livro, estórias contadas, apelando ao ouvido, numa narrativa que convida
a fechar os olhos e a navegar, leve e livre no mundo fantástico de Celina Pereira.
Ka e pur akasu ki ‘A Sereia Mánina e os seus sapatos vermelhos’ ta assumi formatu di audiu-livru, stórias ki ta kontadu, apelandu a obidu, num narativa ki ta konvida a fitxa odju e navega, levi e livri na mundu fantastiku di Celina Pereira.
Manuela Jorge Soares de Brito
Embaixatriz de Cabo Verde em Portugal
Celina Pereira uma das mais premiadas vozes cabo-verdianas. Desde o seu primeiro single “Boavista Nha Terra” editado em 1979, vem desenvolvendo um incansável e profícuo trabalho na recuperação de temas que são parte da memória colectiva cabo-verdiana, conferindo-lhe um repertório de luxo que inclui, além das mornas, de que é intérprete de excelência, mazurcas, cantigas de roda e de casamento, etc.
Tem larga discografia, aplaudida, tanto em Portugal como na imprensa estrangeira e a presença em alguns dos mais conceituados palcos da Europa, nomeadamente na Opera House de Frankfurt (Alemanha), Olga Cadaval (Sintra) e Teatro São Luís (Lisboa).
Como escritora conta 3 títulos de áudio-livros multilingues, que vêm servindo os programas de educação Intercultural, em destaque “Estória Estória… do Tambor a Blimundo”. Foi condecorada, em 2003, com a Medalha de Mérito – Grau Comendadora – pelo presidente português, Jorge Sampaio, pelo seu trabalho na área da educação e da cultura cabo-verdiana.
Também se destacam: o prémio “António Alba” – Itália em 1991, Prémio Cabo Video Brockton Massachussets/USA em 1994, Prémio C.A.C.D. Providence/USA em 1996, Prémio Amilcar Cabral Nápoles/Itália e Medalha do Vulcão de 1.º Grau Presidência da Rép. Cabo Verde em 2007, Diploma de Honra e Mérito da A.I.P.A. Açores em 2009.
Cantora, Educadora, Contadora de Estórias, Escritora.