"Conviver com o autismo é sem dúvida conviver com outros olhares, outras formas de ver e sentir os outros e o mundo que nos rodeia. Esta síndrome intrigante desafia e testa, a todo o momento, os nossos saberes, as nossas teorias e os nossos conhecimentos.
Assim, cada vez que me debruço sobre esta temática, faço-o com uma nova abertura, com uma nova amplitude, flexibilidade de pensamento e capacidade de avaliar o nosso próprio entendimento sobre o desenvolvimento humano.
Esta postura, enquanto investigadora, é essencial, já que nos possibilita cruzar conhecimentos e saberes, falar uma outra linguagem, ouvir todos os sinais e sons, mesmo que nos pareçam silenciosos.
Como podemos, então, explicar esta enorme complexidade?”
Nora Cavaco in Introdução, Capítulo I
Nora Alejandra Pires Almeida Cavaco é Psicóloga; Mestre em Psicologia da Educação e Reabilitação; Pós-graduada em Neuropsicologia e Demências; Doutora em Educação Infantil e Familiar, Investigação e Desenvolvimento Psicopedagógico; Diretora dos Cursos de Mestrado e Pós-graduação em Educação Especial do Grupo Lusófona. É Docente convidada da USP de S. Paulo – IPq e AMBAN Brasil. É ainda Pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo; Presidente da Associação Azul, Autismo e Inclusão; Diretora do Centro Clínico Al Gharb: Autism and Learning Disabilities Center, Diretora Geral e Coordenadora do Centro de Referência em Autismo – CRA, em S. Paulo e representante internacional da Universidade Atlântica. É pesquisadora e palestrante internacional em autismo e outras perturbações, tendo publicado “O Profissional e a Educação Especial – Uma abordagem sobre o autismo” (4.ª edição, Editorial Novembro, 2015), “Pedro Abraço, o menino autista” (3.ª edição, Editorial Novembro, 2015) e “O meu melhor amigo é autista (Editorial Novembro, 2015), entre outros.
Mariângela Gentil Savoia possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é pesquisadora do Programa Ansiedade do IPq-HC-FMUSP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental-cognitiva, transtornos de ansiedade, stress e estratégias de enfrentamento. Coordena o Curso de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde Mental no Programa Ansiedade (AMBAN) no IPq- HC-FMUSP. É membro do GT-TCC na ANPEPP. Coordenadora do Conscientia – Núcleo de Estudos em Comportamento e Saúde Mental. Tem várias publicações nessas áreas, artigos, livros e é membro de algumas Associações Científicas.
Maria Lúcia Rossi é Psicóloga Clínica e Hospitalar. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Especialista em Stress pelo Instituto de Psicologia Marilda Lipp. Diretora da clínica Psiq – Serviços Psicológicos. Membro do Conscientia – Núcleo de Estudos do Comportamento e Saúde Mental. Autora do Projeto Transformador – protocolo computadorizado na terapia com crianças. Docente do Curso “Especialização e Aprimoramento em Saúde Mental” do Programa Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do HC. Docente convidada em diversas instituições no Brasil. Pesquisadora e supervisora clínica.