“Sentires especiais” não é apenas um livro que fala de emoções, é um relato na primeira pessoa de uma jovem que nasceu com Paralisia Cerebral e que tem lutado pela inclusão na sociedade, contra o estigma, o preconceito e a indiferença."
GÉNERO Diário
EDITORA Editorial Novembro
ANO 2020
DIMENSÕES 150X230 mm
NÚMERO DE PÁGINAS 78
Os textos expressam intensamente a forma de estar e de ser da sua autora e de como uma pessoa com uma diferença funcional vive, convive, sente a sociedade e a vida em si mesma, nunca desistindo dos seus objetivos, sendo resiliente e com determinação face aos obstáculos que enfrentou e ainda defronta.
Este livro faz o percurso desde a sua infância, fazendo uma homenagem a todos aqueles que foram o seu suporte, passando pela fase da adolescência, em que a revolta contra a incompreensão, o desprezo, a compaixão cínica dos outros que não compreendem o que é “Ser Diferente”, numa sociedade que apela à aparência; o turbilhão de emoções fervilha, a solidão fica e um único sorriso pode fazer toda a diferença.
De menina à mulher, da inocência de uma infância feliz à busca de um lugar de uma jovem mulher que procura ser olhada como as outras, que tem sede de viver plenamente, o vazio instala-se, o sofrimento aumenta, somente porque nasceu diferente e não se enquadra no estereótipo social.
É um grito contra as mentalidades instaladas, contra uma sociedade que contínua a rejeitar as pessoas com diferença funcional; acima de tudo, é um apelo para que a inclusão seja autêntica e não uma utopia!
INÊS FRAGOSO DE CARAPINHA OLIVEIRA
Nasceu em Lisboa a 25 de junho de 1997.
Aos três anos foi diagnosticada com “Paralisia Cerebral”, pelo Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, onde durante muitos anos fez fisioterapia e terapia ocupacional.
Possui o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Secundária Ferreira Dias (Agualva-Cacém), tendo desenvolvido o seu Projeto de Aptidão Profissional “Portugal Inclusivo-Turismo Acessível” – Be You-Travel To Be – um Roteiro Turístico para turistas com necessidades especiais num ambiente de inclusão e partilha. Concebeu o “Projeto de Animação Turística para crianças” (3 – 12 anos) em contexto de estágio, na Câmara Municipal de Sintra/ Casa do Elétrico de Sintra (Vila Alda). É autora de duas histórias infantis sobre a história do elétrico de Sintra, “O menino que queria ser guarda-freio” e “Elétrico de Memórias”.
Possui o Curso Técnico Superior Profissional de Promoção de Atividades Educativas Sociais e Culturais, da Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa), tendo estagiado no projeto “Do Outro Lado do Bairro”, numa dimensão de inclusão social.
Atualmente, frequenta o segundo ano da Licenciatura em Educação Social no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE).
Ao longo dos anos tem participado em alguns projetos de voluntariado, sendo, presentemente voluntária numa Escola Básica do 1º ciclo.
Em 2014 começou a escrever o presente livro, “Sentires Especiais”, após o falecimento da sua avó materna, uma das suas grandes referências de vida.