«A Cigana de Olhos Negros é um romance ficcionado, que teve por base factos reais, passados em finais do século XIX e princípios do século XX, com epicentro nas regiões de Lisboa, Algarve e, sobretudo, na maravilhosa região da Gândara, onde ainda hoje vivem alguns familiares das personagens que deram origem a esta história.
De lembrar que este romance tem como personagem principal uma cigana nómada, que o Autor pensa ter vivido na região da Gândara, a qual, com o decorrer do tempo, acabaria por se tornar numa figura grata e muito respeitada em toda a região gandaresa.»
In contracapa A Cigana de Olhos Negros
More info →«Os Esquecidos de Deus aborda o dia a dia miserável da maioria dos habitantes da região da Gândara, no início e em meados do Séc. XX, em contraponto com a vida dos mais abastados.
Francisco e Marta viveram durante anos naquela região, onde ambos tinham nascido e passado a sua infância. a amizade que os unia depressa se tornou em amor, mas terminada a instrução primária cada um seguiu o seu caminho: Marta foi frequentar um colégio particular em Coimbra enquanto Francisco frequentava o Seminário Menor, na Figueira da Foz.
Apesar de separados, nas férias encontravam-se na aldeia.
Quando Marta entrou na Faculdade de Medicina e Francisco no Seminário Maior de Coimbra perceberam que não poderiam separar-se, e Francisco deixou o seminário, para frequentar a Faculdade de Direito.
Mesmo contra a vontade dos pais de Marta, acabaram por casar, e foi tempos depois do seu casamento que a guerra rebentou em África, sendo Francisco destacado para Luanda, enquanto Marta regressava à sua aldeia para ali dar à luz o seu primeiro filho.
A meio da sua comissão uma mina fez ir pelo ar o carro de um dos grupos militares onde se encontrava Francisco, que não morreu, embora tivesse ficado durante muitos meses entre a vida e a morte, no Hospital Militar de Luanda, onde acabou por recuperar, regressando a Portugal, quando já ninguém esperava revê-lo.
Chegado a casa soube da morte da sua mulher, e o mesmo tipo de loucura que a levara, quase o contagiava, não fossem uma sucessão de acontecimentos e de pessoas, que o leitor descobrirá ao ler este belíssimo romance.»
In contracapa Os Esquecidos de Deus
More info →«Jacob e Beatriz é uma biografia romanceada, baseada na vida de um homem e de uma mulher que iniciaram a sua vida de uma forma miserável, mas que atingiram um nível económico e cultural nunca imaginável.
A vida de Jacob com Beatriz durou mais de seis dezenas de anos, seis dezenas de maravilhosas lembranças, onde durante os quais nunca deixaram de transmitir um ao outro, e aos seus adorados filhos e queridos netos, o grande amor que lhes ia na alma, a alavanca para uma vida inteira.»
In contracapa Jacob & Beatriz
More info →As marcas que se agarram à mente tornam-se leituras lógicas de causa-efeito, num único sentido.
A mulher do islamita padecia dessas marcas. Travar os sentimentos fê-la viver a si e a todos os que a acompanhavam em agonia, tomando a fuga física e espiritual como solução.
Afastou-se das suas verdades e dos seus valores internos. Distanciou-se da sua essência propositadamente. Mary Watts não sabia como expressar-se, mas James Wood soube compreender, esperar e ter esperança de um dia tornar eterno o amor que sentia por ela.
Ao longo de muitos séculos, o homem tem passado todos os dias da sua vida amarrado a uma enorme inquietação “que é o de saber em que consiste o princípio da matéria que dá forma ao universo e de como é feito o pensar do mundo espiritual que o envolve”.
More info →