«O enredo desenvolve-se entre 1925 e 1956, e é sustido e alimentado pelas recordações de uma mulher.
Os personagens que a rodeiam pertencem a uma família, Alice, Augusto, os filhos; os parentes mais próximos, pais, mães e primos, Manuel o irmão de Alice; são os amigos mais chegados Elias e Viegas; ou elementos fundamentais para complementar a trama, o patrão Flávio, o dono das plantações, os trabalhadores, o administrador de Memba, o enfermeiro e Issa, o cozinheiro.
O testemunho de Alice desenrola-se entre a cidade transmontana de Chaves, fria, dura, austera no inverno, quente e pesada no verão, atravessada pelo rio Tâmega, e a pequena povoação a norte de Nacala Velha, Geba, quente e húmida todo o ano, perversa, inusitada, violenta nas plantações de sisal e algodão, orlada pelo Oceano Indico e a baía de Fernão Veloso, em Moçambique.
A narrativa procura, enquanto se desenrola o fio que a conduz, desvendar quem são as figuras principais e secundárias, como viviam, que tipo de sociedade existia na época em cada um dos extremos, a sitiada pela ditadura Salazarista na metrópole e a reprimida pela administração colonial portuguesa em África. O que levou ao desenraizamento de um lado e ao reconstruir do outro.
O que deixaram, o que encontraram e finalmente o impacto desta brusca alteração e sua influência na forma como passaram a perceber o mundo que os rodeava.»
In contracapa GEBA - Onde o Tâmega Desaguou no Índico
ISBN: 9789893538302
Ano de edição: 11-2023
Editor: Editorial Novembro
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 252
Coleção: Editorial Novembro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > Literatura > Romance