«Este livro que tens nas tuas mãos contém um autêntico tesou-ro literário, uma peça teatral formosa, atraente, moderna, sin-gularmente poética.» José Cañas
More info →Este livro que tens nas tuas mãos contém um autêntico tesouro literário, uma peça teatral formosa, atraente, moderna, singularmente poética.»
José Cañas Torregrosa
«Este livro é um desafio. Um desafio entre o eu e o outro, entre a esfera do íntimo e do partilhado (…), entre o amor e o horizonte do amor.
(…) Moncho Rodriguez apresenta-nos um texto que percorre perguntas múltiplas sobre um tempo onde nos inventam, antes mesmo de começarmos o nosso próprio invento.»
Pompeu Miguel Martins
«“Beatriz e o peixe palhaço” (…) trata-se de uma fábula sobre a liberdade, a intolerância, a falta de respeito às diferenças e sobre a incomunicabilidade. Beatriz é uma garota que se transforma a partir das suas fantasias com um peixe, preso dentro de um aquário.»
Ronaldo Correia de Brito
“MARIA (Baixando a voz) — Estou sempre a lembrar aos meus filhos que não se chora em frente aos polícias. Nem se mostra medo.
SOPHIA — Faço o mesmo e desta forma os fortalecemos e nos fortalecemos. Imagine que um agente foi dizer a uma tia minha que eu era perigosa…
MARIA — Perigosa? Porquê?
SOPHIA — Porque lhes dava informações falsas quando estava ao telefone.
MARIA — A sério? Como?
SOPHIA — Esperavam eles o quê? Que fosse estúpida e não soubesse que me escutavam as conversas? Como me divirto a dar-lhes pistas falsas.
MARIA — Só a Sophia me faria rir agora! Que maravilha!
SOPHIA — Pequenas vinganças que me vêem à ideia, vivendo e aprendendo.”
«Gotas, gotas de água limpa,
Desde o céu até ao mar.
Sobre a Terra a brincar
Para nos rios borbulhar.
Rola, rola, rola, rolando,
Umas às outras nos vamos juntando,
Grandes poças vamos formar.» Assim as gotas de água giram na roda, que permite a vida na Terra como nós a conhecemos. do mar para o ar e deste para as nuvens, que sabem devolvê-las à Terra para dar-lhe a vida. Queremos proteger a vida e dar-vos a conhecer como funciona o ciclo hidrológico. Cuidem do nosso planeta.
É o nosso único lar.
More info →Famalicão faz-se das suas pessoas!
Cada concelho é composto pelas suas freguesias, pelas suas terras, associações, instituições e pelas mais diversas entidades. Mas mais do que isso, cada concelho - e Vila Nova de Famalicão não foge à regra - faz-se das suas pessoas e das suas tradições.
É, por isso, que na nossa ação diária fazemos questão de recordar e valorizar o que de melhor temos. Revisitamos recorrentemente as nossas memórias, partilhamos histórias, visitamos lugares, distinguimos os costumes que mais nos marcaram e, sobretudo, relembramos as nossas pessoas. Só assim é que conseguimos evoluir: certos das nossas raízes e de olhos postos num futuro ainda mais próspero.
Este é também o propósito de obras como esta, que nos ajudam a recordar e a enaltecer aqueles que solidificaram a essência do nosso concelho, fortemente ligada à cultura popular, ao folclore e aos cantares ao desafio, tão apreciados pelos famalicenses.
Felicito, por isso, o famalicense Manuel dos Santos por uma vida dedicada à cultura popular, sobretudo através da Associação Popular e Cultural de Cantares ao Desafio de Vila Nova de Famalicão que há 40 anos anima Famalicão e toda a região.
Mário Passos - Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão